SEJA BEM VINDO (A)!!!

O objetivo deste Blog é a interação entre as mais variadas formas de Arte, Consciência através do conhecimento e a busca por um crescimento Espiritual, em um aprendizado através da realização das obras e vida de seus autores.

quarta-feira, 23 de março de 2011

GENIALIDADE E INOVAÇÃO - RAUZITO

“Parem, esperem aí, onde vocês pensam que vão???”


Com o sucesso do Programa Infantil “Plunct, Plact, Zuum” exibido em 1983 na Rede Globo de Televisão, Raul Seixas foi muito criticado por seus amigos em virtude de ter feito este vídeo que, a primeira vista, estaria "vendido" ao "sistema" que tanto combatia; de um roqueiro contestador e rebelde que compôs, entre tantas, “Ouro de Tolo”, “Sociedade Alternativa”, ”Por quem os sinos dobram” e assim vai; contradizendo, a todo momento, o Sistema, certamente muitos fãs frustraram-se em vê-lo sorrindo e cantando em meio as criancinhas e cantando uma música altamente comercial.

Bem, ao analisar hoje, aquela letra que, quando criança, simplesmente não me saia da cabeça e sonhava, da mesma forma, construir uma nave espacial e sair por aí; percebo que, como toda extensa obra de Raul Seixas é possível encontrar citações, verdadeiras mensagens subliminares.

Dezenas de suas músicas, após serem avaliadas pela Comissão da Censura do Governo Militar, simplesmente voltavam rabiscadas em vermelho de lado a lado do manuscrito, ou não voltavam; a saída encontrada foi inovar, usar de metáforas. E Raul foi mestre nisso, saiu-se muito bem, dizendo tudo o que quis, com as palavras que podia e gerando o resultado que esperava.

Simpatizante do anarquismo, que na essência busca mais liberdade para o Homem. Opção que adveio da leitura de muitos e muitos livros de Filosofia, que seu pai mantinha em casa, e chegando a cursar filosofia, na Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, onde foi homenageado com uma ala com seu nome.

O Carimbador Maluco foi inspirado no filósofo anarquista francês Proudhon que, segundo seu trabalho, ser governado é: Ser guardado à vista, inspecionado, legislado, controlado, calculado, apreciado, censurado, comandado por seres que não têm nem o titulo, nem a ciência, nem a virtude...

Ser governado é ser, à cada operação, à cada transação, à cada movimento, notado, registrado, recenseado, tarifado, selado, medido, cotado, avaliado, patenteado, licenciado, autorizado, rotulado, admoestado , impedido, reformado, reenviado, corrigido...

Seria uma alusão, um ano antes, aos aspectos do Estado futurista e altamente controlador e autoritário, contido no livro 1984 de George Orwell?

Esta música tem, portanto inserida nela de maneira sagaz, uma mensagem subliminar para as crianças de que nosso mundo atual tolhe a sua liberdade...

E finalmente, após seu ensinamento, fica seu legado...

“Mas ora, vejam só, já estou gostando de vocês,
Aventura como essa eu nunca experimentei;
O que eu queria mesmo era ir com vocês,
Mas já que eu não posso, Boa Viagem, até outra vez...”

Muita luz, muita paz...

... em nossa longa viagem!!!

Fred Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!