SEJA BEM VINDO (A)!!!

O objetivo deste Blog é a interação entre as mais variadas formas de Arte, Consciência através do conhecimento e a busca por um crescimento Espiritual, em um aprendizado através da realização das obras e vida de seus autores.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PHOTOZOFIA - ARTE, CULINÁRIA E FILOSOFIA



"Um lugar para contemplar a natureza, degustar formas diferentes (naturais, porém muito bem elaboradas) da gastronomia, apreciar a arte da simplicidade criativa…"



Situado em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos – SP, encontramos um excelente local que agrega paz, cultura, boa gastronomia e entretenimento; o Photozofia – Arte e Cozinha possui todos esses atributos, sua base está na filosofia WABI SABI, onde abro um parêntese.

A arte do Wabi Sabi, inspirada nos ensinamentos do Taoísmo e do Budismo, fundamenta-se na doutrina da simplicidade, da moderação, da naturalidade, da alegria, da melancolia, da assimetria e da não permanência.

Trata-se de perceber que a ação humana sobre o mundo deve ser tão delicada que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar, descobrindo a beleza que existe naquilo que tem as marcas do tempo e que ainda guarda em si a natureza. O conceito surgiu no século XV e define-se, de uma forma simples, como a arte da imperfeição.

Mantenha a ordem sem obsessões. A limpeza é uma forma de respeito pelo nosso meio envolvente. A sujidade é um espelho do estado mental de quem ali vive. O encanto das fendas de um chão ou de um teto de madeira é maior quando não há rasto de sujidade.
Procure a espontaneidade. Assuma-o como parte da decoração da sua vida. Talvez um dia essas marcas já não estejam lá e sinta nostalgia do amor e ternura que representaram.

Desfaça-se do supérfluo. Os livros que não vai voltar a ler ou que não a marcaram, a roupa que já não vai usar, os objectos usados que já não vê como belos.

Recicle tudo o que conseguir. Permita que aquilo de que já não consegue desfrutar possa continuar a existir na vida de outras pessoas. E evoque, assim, a arte do efémero.

Tudo muda, nada permanece.

Preste atenção aos detalhes. Espelhos, plantas, água, fogo, inclusive odores: da madeira, da roupa acabada de lavar, do sabonete das mãos... Perca tempo com estes detalhes para agradar os seus sentidos.

Todas as coisas são impermanentes;

Todas as coisas são imperfeitas;

Todas as coisas são incompletas;

Daí olhar para elas de um modo wabi sabi é ver:

A beleza que existe naquilo que tem as marcas do tempo (a velha cadeira de balanço com sua pintura já gasta tomando o solzinho que entra pela janela é wabi sabi)

A beleza do que é humilde e simples (em vez de sofisticado e cheio de ornamentos inúteis).

 A beleza de tudo que não é convencional (quer algo mais wabi sabi do que servir à luz de velas e em toalhas de renda um simples cappuccino?)

A beleza dos materiais que ainda guardam em si a natureza (wabi sabi é definitivamente papel, algodão, velhos e nobres tecidos, nada de plástico)

A beleza da mudança das estações (que tal experimentar descobrir os primeiros verdes fresquinhos e brilhantes que anunciam a primavera?)

Bem amigos, acho que já entenderam o clima, Wabi Sabi é isso, simplicidade, preservação da natureza, sustentabilidade (em seu pleno entendimento), reutilização do descartável em um belo bem durável, a paz em forma bucólica…

Nesse tema, arquitetura do menos é mais, alternativas ecológicas de construção e objetos que você encontra aqui e no fundo da sua memória…

O Gasômetro de São Paulo em 1915, em 2000 parte da estrutura foi demolida e veio parar em São Francisco Xavier para a construção do Photozofia Arte & Cozinha.

Tudo isso podemos encontrar no Photozofia, e mais, não só lá, mas em cada esquina de SFX (São Francisco Xavier), o Distrito exala a filosofia mesclada ao esoterismo, impossível passar um dia sem contemplar a natureza e questionar-se sobre o sentido da vida, principalmente quem viver em agitadas e caóticas cidades…

…a simplicidade responde muitas questões.

Voltando ao Photozofia, não posso deixar de citar a preocupação com o tema Arte e Cultura, pois enquanto você saboreia alguma delícia “natureba”, sim, quem disse que natureba é ruim…você tem a sua disposição uma biblioteca muito peculiar, entre outras obras, fiquei muito entretido no “Manual do Arquiteto Descalço”, tão antiga sabedoria e tão necessária hoje…

Para onde olhamos vemos arte mesclada a exemplos de respeito ao meio ambiente e a prova de que sustentabilidade é possível.

Não vou me alongar, fica a dica… viajem, conheçam e tirem suas conclusões.

Muita luz, é possível...

Fred Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao meu Blog. Seu comentário é muito importante pra mim!!! Caso queira receber as atualizações é só cadastrar no canto direito no TAG "RECEBA POR E-MAIL". Obrigado e volte sempre!!!